Saturday, April 30, 2011

Tonturas e Vertigens e ATM


Labirinto” é um órgão localizado junto aos ouvidos, que informam ao nosso cérebro, sobre a orientação espacial e do “equilíbrio” do nosso corpo. Tontura”, é a instabilidade física associada com falta de equilíbrio.Tonteira” são as sensações alterada de orientação no espaço. Vertigem” são as sensações de movimento oscilatório ou giratório do próprio corpo ou do entorno com relação ao corpo. Ao abaixar ou levantar ou rodar a cabeça, nos portadores de tontura, tonteira ou vertigem (chamadas labirintite), sentem perda desse equilíbrio. Essas alterações de equilíbrio podem ser pequenas, até casos que impedem de o paciente de executar as suas tarefas do dia a dia.


Qual a sensação?
A maioria das pessoas usa a palavra tontura para descrever a sua perturbação do equilíbrio corporal. Outras descrevem essa perturbação como atordoamento, sensação de “cabeça leve”, entontecimento, estonteamento, impressão de queda, instabilidade, sensação de flutuação, de estar caminhando em cima de um colchão, tonteira ou, ainda, zonzeira.

A vertigem é o tipo mais freqüente de tontura. O paciente sente-se girando no meio ambiente ou o ambiente gira a sua volta.
As crises mais fortes de tontura podem ser acompanhadas de náuses, vômitos, suor, palidez e sensação de desmaio.

Muitos pacientes com tontura também podem referir outros sintomas como ruídos no ouvido ou na cabeça (zumbido, zoada, tinido, tinitus), diminuição da audição, dificuldade para entender, desconforto a sons mais intensos, perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga física e mental. Isso é devido às interrelações entre o sistema do equilíbrio com a audição e outras funções do sistema nervoso central.

Causas dos sintomas de Labirintite (ou Labirintopatia):
  • Por problema de irrigação do labirinto.
  •  Uso de certos medicamentos.
  • Hereditariedade
  • Causas Virais.
  • Associadas aos sintomas de ATM, DTM e stress.
       Sintomas de origem músculo - ligamentar, como tonturas ou vertigens (labirintites), atrapalham muito a qualidade de vida do paciente. Principalmente, devido ao receio que a tontura volte a aparecer, a qualquer momento. Também pode prejudicar bastante, suas atividades profissionais.

ATM (ou DTM) e problemas do labirinto:
       Pode parecer estranho, mas grande parte dos problemas do labirinto, como nas tonturas ou vertigens (chamadas de labirintite ou labirintopatia), podem ser relacionados a ATM ou DTM, pelos posição dos dentes ou falta de alguns deles (eles podem não estar, na posição de conforto), entre outros problemas, que acabam “desequilibrando” os ligamentos, músculos e alguns outros componentes da face. Esses desequilíbrios, podem levar o paciente, em muitos casos, a ter sintomas de tontura, tonteira, vertigem, sensações de ouvido tampado e alguns casos de zumbidos. Além das labirintites (labirintopatias), podemos ter sintomas de dor de cabeça ou dores reflexas no ouvido, olhos, dores nos músculos peitorais, fotofobia (aversão a luz), estalos na movimentação da boca, enjôos, bruxismo ou briquismo, torcicolos, entre outros problemas.
       Quando estamos em situação de stress, por exemplo, podem ocorrer o aparecimento ou o aumento dos sintomas de tonturas ou vertigens (chamadas de labirintites) e dos outros sintomas, em paciente com problemas de desequilíbrios ligamentares e musculares, devido à maior tração exercida nesses ligamentos e músculos, já tensionados, por por não estarem na posição de conforto. O mesmo pode ocorrer, com os músculos que estão em volta da cabeça, gerando dores de cabeça, como a enxaqueca ou cefaleia tensional; sintomas esses, às vezes, bastante intensos.

35 comments:

  1. Bom tarde.
    Eu tenho tonturas há ano e meio, e foi-me agora diagnosticada ATM. Comecei esta semana a usar goteira, à noite... Se de facto as tonturas forem originadas pela ATM, quando devo começar a sentir melhoras?
    Obrigado.

    ReplyDelete
  2. Bom dia!

    Obrigada pelo comentário.

    Eu só posso falar do meu caso, acredito que varie como forme a situação. Mas a adapatação à goteira demora algum tempo, eu como uso o dia todo, acaba por uma pessoa ter que se adaptar mais cedo, do que só usando de noite. No entanto respondendo à questão das tonturas, eu para ser sincera demorei a sentir melhorias, não só em relação às tonturas como às dores, mas efectivamente fiquei melhor. Mas acho que tem que ser uma combinação de factores e não só um. Eu nessa altura, para além da goteira, fiz fisioterapia, depois RPG (Reededucação Postural Global) e mais tarde Yoga. Fiz também hidroginástica. O que eu gostava de frisar é que o acompanhamento de terapias e deporto, que não tenha impacto, por isso a natação e a hidroginástica são boas, ajudam muito.
    Eu já regerdi depois disso, mas acho que não podemos perder a esperança e temos que continuar a tentar ficar melhor.
    Cada caso é um caso, por isso espero sinceramente que se sinta melhor o mais breve possível. E que se torne num caso de sucesso, em que as melhorias se mantém.
    Embora eu ainda não seja esse caso de sucesso, acredito que virei a ser.
    Espero ter ajudado e não me ter prolongado muito.
    Obrigada.

    ReplyDelete
  3. Boa tarde,

    Obrigado pelas suas palavras de encorajamento.

    O meu principal problema é ter a certeza que as malditas tonturas que sinto, são originadas pela DTM.
    Tive um traumatismo na ATM ha 2 anos, que não me provocou quaisquer efeitos secundarios. Apenas uma "moinha" na zona da articulação, perto do ouvido.
    Passados 6 meses da "pancada" comecei a ter tonturas. Fiz exames a tudo: olhos, ouvidos, coluna, equilibrio, tomei anti-depressivos e nada de melhorias. Os medicos sempre desvalorizaram a minha referencia à tal pancada que tinha acontecido ha 2 anos.
    Contudo a semana passada, a comer uma simples sandes, tive imensas dores e boca deixou de fechar como deve de ser... passaram-me a goteira, mas melhorias ate agora nada.

    Sera que finalmente descobri a causa? Ou isto é apenas mais um problema a juntar ao outro: o de ter tonturas sem saber a causa?

    Agradeço desde ja o seu comentario a estas minhas questões, pois o seu conhecimento do assunto, por infeliz experiancia propria, pode ser util para as minhas melhoras.

    Obrigado.

    ReplyDelete
  4. Boa tarde

    Passei de certa forma pelo mesmo, ou seja, também sofri um traumatismo, mas craneano há 4 anos e os médicos também ignoraram as dores e tonturas que sentia. Que para mim inicialmente eram no pescoço e cara. Acho incrível que os médicos não estejam mais alerta para estas situações e que desvalorizem o que os pacientes lhes dizem.

    Em relação às tonturas, tudo o que li aponta para que sejam um sintoma da ATM, o que a minha fisioterapeuta me explicou foi que a ATM, pode afectar na cervical, a C1, a C2 e a C3, que são as vertebras que causam as tonturas.

    Claro que cada caso é um caso, portanto a príncipio as tonturas podem ser da ATM, mas não sou médica o que posso dizer é que no meu caso eu tenho imensas tonturas.
    Sei que não é grande consulação, mas o que posso dizer é que compreendo o desespero que as tonturas causam.
    Para mim as tonturas, são piores por vezes que as dores, tornam mais incapacitante o dia-a-dia. Eu já deixei de fazer muitas coisas porque tinha tonturas, inclusive trabalhar.

    Eu agora não tomo, mas a seguir ao traumatismo tomei medicação para as tonturas que na altura ajudou. Quem me receitou na altura, foi a médica de clínica geral. Poderá ser uma forma de ajudar, pelo menos em alturas de crise.

    Sendo que ficou com a boca aberta, a mim isso nunca me aconteceu, acho que para já tem que esperar algum tempo para ver se existem algumas melhorias, se não insistir com o dentista.

    E possivelmente procurar a fisioterapia para já para complementar o tratamento.

    Não posso dizer que tenha encontrado um tratamento que resolva tudo, mas no entanto acho que temos que continuar a procurar soluções e insistir com os médicos e terapeutas para melhorar a nossa qualidade de vida.

    Sei não é uma resposta conclusiva, mas aquilo que posso dizer é que compreendo e sei o quanto é díficil lidar com a disfunção e com tudo o que acarreta.

    Obrigada por comentar. E embora a situação não seja a melhor fico contente de ajudar um bocadinho.

    ReplyDelete
  5. ola por favor me ajuda sinto muita vertigem ouvido tampado quando mastigo faz muito barulho que pode ser obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Noémia,

      conseguiu ajuda? resolveu seu problema? Procure : DT: saber viver com Difunção de ATM em POrtugal

      Delete
    2. Olá tenho problemas da ATM já a um bom tempo e ultimamente tenho tido muitas tonturas,náuseas e as vezes mesmo sensação de desmaio,e um desconforto muito grande que me sinto muito solitária e triste tenho me afasto da minha vida social por causa das crises de tonturas.

      Delete
  6. Olá, já viu algum tipo de médico?
    A minha experiência não tem sido a melhor, mas devia experimentar ir a um dentista de oclusão, a universidade de Medicina Dentária de Lisboa, tem consultas mais baratas. Depois não faça nenhum tratamento sem lhe fazerem exames, se for ATM, tem que fazer RX às ATM e se estas não forem conclusivas Tac's ou ressonância, existem mais exames. Tem que ter a certeza do diagnóstico antes de começar. Outras hipóteses, caso não seja ATM, tem que ir despistando, otorrino, poderá ser uma hipótese, ou mesmo ortopedia, pode ser alguma coisa de coluna.
    Pode ainda em opção consultar um bom osteopata.

    1º é preciso despistar o que é que tem, não faça tratamentos sem diagnóstico conclusivo, o mais possível.
    2º Os tratamentos a fazer, oiça o que os médicos dizem, mas não se esqueça de tomar as suas próprias decisões conscientes.
    3º Caso não obtenha resultados exija, algumas respostas dos médicos.

    Obviamente não sou médica, só a posso indicar pela minha própria experiência. Se entretanto conseguir um diagnóstico e precisar de mais ajuda. Ou alguma indicação, ou qualquer outra coisa, esteja à vontade que vou sempre tentar responder.

    Obrigada por deixar o comentário
    As melhoras
    Jojo

    ReplyDelete
  7. As vezes eu passava mal com falta de ar, sensação de desmaio,fortes dores no pescoço,etc.

    Porém há 1 ano e meio viajei de avião e estes sintomas pioraram bastante.

    Vista embaçada constantemente, vertigem, tonturas(não rotatorias) cabeça flutuando, sensação de desmaio, dores de cabeça laterais, zumbido so de vez em quando percebo, sensibilidade a luz, vista zonza

    Fui em todos médicos possíveis oftamologista(coloquei oculos), neurologista(ressonância normal), ortopedista(exame cervical normal), otorrino, cardiologista(tinha feito exames completos 8 meses antes do acontecimento e estava normal) agora não se se algo afetou por causa da decolagem do avião e tenha que refazer algo.

    Me informaram que poderia ser ATM. Fui na especialista e falou que era ATM, fez exames,etc, porém já tem 7 meses com aparelho e os sintomas não melhoram.

    Otorrino falou que meu colesterol estava alto, gordura,etc. Porém comecei a comer melhor, exercitar e nada de melhorar também.

    OBs: Trabalho em frente ao computador o dia inteiro, creio que isso possa ter alguma relação. Ja ouviu falar algo a respeito de computador com estes sintomas ? Porque fico com a tela branca o tempo inteiro nas vista e percebo que piora com o decorrer do dia.

    O melhor momento que fico e de manha. Mas no final da tarde estou sempre passando mal, mas vista embaçada constante.

    Por favor não sei mais o que fazer.

    Favor enviar email rafaunit@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  8. Também tenho os mesmo sintomas: dor de cabeça, tontura, tensão na nuca, antes tinha falta de ar, mas já aprendi a controlar e hoje não tenho mais..

    Ainda não tentei usar a goteira e nem fui ao especialista em DTM, mas fiquei animado ao encontrar esse tratamento, porque já estou assim faz 9 meses e ainda não consegui me recuperar 100%... Mas tenho fé que vou ficar bom.

    Atualmente estou indo ao Neurologista especialista em cefaléia e tomo Cloridrato de Amitriptilina para dor de cabeça, consegui reduzir bastante as dores de cabeça, mas ainda tenho muitas limitações, porque ainda não consegui melhorar das tonturas.

    ReplyDelete
  9. Boa noite. Queria saber se podem me ajudar a descobrir o que eu possa ter. Desmaio direto, antes de desmaiar sinto MUITA TONTURA, toda a minha visao roda, fica toda escurecida ou manchada, meus ouvidos tampam como se tivesse um copo neles. Meu namorado presenciou praticamente todas as vezes, ele disse que fico muito palida, sem reação nenhuma. Quando desmaio, vejo imagens como se fossem reais, sim parece loucura muitos vao rir, mais e a maid puranverdade. Os medicos dizem que minto, ou, que to pondo coisa na cabeça mas isso acontece literalmente do nada, e nao sei mais o que fazer, porq os exames que fiz todos deram que eu nao tinha nada, so nao fiz o da cabeça, pois estou com medo de ter algo, pois vi um programa sobre isso. Bom é isso, quem puder me ajudar agradeço desde já.
    Ps. Carol

    ReplyDelete
  10. Boa noite, percebi que varias pessoas tem o mesmo sintomas que eu, tenho muita tontura na parte da manha, as pernas parecem ficarem pesadas, e em alguns dias mal consigo andar, tenho dificuldade em andar, nao sinto dores de cabeca, apenas um mal estar que nao melhora e sinto muita indisposiçao para atividades fisicas, ja fiz varios exames, sinto estes sintomas a mais de 12 anos mas nunca fiz nada relacionado a ATM. Obrigado por compsrtilhar informacoes tao importantes, pois nos que passamos por esses problemas sabemos o desconfortos que sentimos, algo muito complicado que nos faz sentir anormais, melhoras a todos e essas informacoes me deram muita esperanca, pois achava ser o unico a ter esse problema que parecia ser inexplicavel

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa noite.
      É realmente mito complicado ter que se viver com tanta dificuldade e sintomas.
      Peço-lhe que veja por favor o grupo no Facebook com o nome DTM: saber viver com Disfunção de ATM em Portugal.
      Aí mostramos tratamento, casos reais, falamos e ajudamos outros.
      Estamos a divulgar um tratamento.
      Eu faço e melhorei muito.
      Veja o grupo. Podemos ajudar.
      Obrigada
      Ana Louro.

      Delete
    2. Boa noite! Sinto esses mesmos sintomas que vc! As vezes me desespero por nenhum médico saber como me tratar... Vc já tem um diagnóstico sobre oq vc Tem? Fez algum tratamento?

      Delete
  11. No meu caso, sofro de frequentes fortes dores de cabeça sobre a vista esquerda. Há cerca de um ano comecei a ter esporádicamente tonturas fortes giratórias acompanhadas de vómitos a cada movimento da cabeça, suores frios, palidez e sensação de desmaio ... As tonturas iniciam normalmente com a sensação de ouvido tapado ... Fiz vários exames e análises e até à data não consegui descobrir o que tinha ... Vivo ansiosa e com receio que as tonturas surjam e que me incapacitem de trabalhar pois quando surgem não me "seguro" de pé ... Normalmente geram muito sono e cansaço e ao outro dia sinto-me melhor ... Podem aconselhar-me? Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa noite.
      Pode ser problema de ouvido interno ou até mesmo disfunção de atm.
      Pode consultar e aderir ao grupo DTM: saber viver com Disfunção de ATM em Portugal.
      Veja este grupo no Facebook e pode obter respostas e ajuda.
      Obrigada.
      Ana Louro.

      Delete
  12. O que mais me incomoda é a tontura,do nada,um aperto no peito terrível,totalmente sem equilíbrio. Pq isso acontece?

    ReplyDelete
  13. QUE MEDICO OU CLINICA ACONSELHAM??

    ReplyDelete
  14. Desde o ano de 2000, começaram a aparecer manchas na minha visão (tipo chiado de tv), é uma mancha que começa bem pequena e vai se espalhando pelas beiradas da visão formando um imenso C, isso dura 20 min e some por completo. Alguns anos atras apareceram as famosos moscas volantes na minha visão, parecendo uma mira pra onde quer que eu olhasse, o pontinho preto ia junto, mas com o tempo foi amenizando. Na minha infancia Cheguei a usar aparelho por 4 anos, consegui com que meus dentes ficassem certinhos, com a mordida perfeita (maxilar na frente da mandibula). Depois de uns meses ou anos após remover, os dentes voltaram a se encavalar, minha arcada dentaria foi se estreitanto e comecei a conseguir estalar a ATM. E com os meus 25 anos retirei os 4 sisos pois estavam nascendo virados pra dentro. Agora, os dentes da mandibular, aqueles pequeno da parte da frente, estão encavalando.... E como desde criança eu tinha um reflexo de ficar forçando a ATM, "mastigando" a lingua (por estresses talvez), estalar a mandibula se tornou rotina até a idade adulta. Minha respiração sempre foi pela boca, a carne esponjosa do nariz ficou volumosa, só quando eu ponho aquele adesivo que separa as narinas consigo respirar direito, ou mesmo quando pratico exercício, as narinas se expandem. Quando vou dormir elas ficam bem entupidas e acabo usando a boca pra respirar. Algumas vezes acordo com um baita mal hálito e boca ressecada, e dependendo até acordo com dor de garganta. Bem, agora eu com 31 anos estou começando a sentir os efeitos colaterais de estalar a ATM. Tontura é uma delas, minhas primeiras crises foram no ano passado, DO NADA parecia que tomei um soco! Pareci o peão do Baú girando, meu olho nao parava.. suei frio na hora pq nunca passei por isso... Depois essa crise passou. Mas agora, questão de 1 mes atras, uma tontura bem discreta se instalou em mim, pra voces terem uma noção, imagina uma bola de basquete com uma bola de tênis dentro, é assim que eu me sinto. Quando faço pequenos movimentos pareço ter um contra-peso. Outro efeito colateral é o zumbido, nao é forte, nao chega a tirar o sono, mas eu sinto que tenho um pouco sim.

    ReplyDelete
  15. 1º - Vá a um dentista de aparelho e verifique se você não tem ATM ou DTM (disfunção no canal do dente perto do labirinto) Eu tive que colocar aparelho por 2 anos por causa da mordida,etc.
    2º - Vá ao oftamologista e verifique se você não tem ceratocone (doença que desgasta a retina), fazendo com a visão fique embaçada em alguns pontos. Quem trabalha no computador piora os sintomas devido ao olho seco, coçar olho. Que causa estes problemas. Neste caso eu tenho ceratocone que e muito das causas. O tratamento inicial neste caso e usar lente rígida (difícil adaptar) para melhorar visão ou fazer cirurgia cross linking(apenas estabiliza) . Ceratocone não tem cura.
    3º - Quem tem érnia no pescoço ou dor crônica pode ter enxaqueca cervical e também dar estes problemas.

    ReplyDelete
  16. Boa tarde!
    Tenho tonturas que ficam mais ou menos intensas, vista muito embaçada e falta de concentração, Tenho esses sintomas cerca de 10 anos, começou aos 22. Fui em todos os especialistas que imaginarem. Minha namorada recente falou que minha boca faz muito barulho quando eu como. Realmente fui ver, os estalos são muito altos, só que não sinto dor. Vou procurar um especialista em ATM ( único que não fui), pois nunca imaginava essa hipótese. Como já havia me conformado com a doença, comecei a aceitá-la e reparar algumas situações:
    - Quando fazia praticas esportivas minimizava muito
    - Evitar bebidas e má alimentação, também me sentia bem melhor
    Espero que seja problemas de ATM, pois lendo os depoimentos e sei exatamente o que vocês estão passando, pois já me desesperei com esses problemas e hoje tento levar a vida da melhor forma possível, mas sempre buscando a causa nunca desistindo.
    Espero, sinceramente, que todos encontrem a cura ou ao menos um tratamento que diminua essa sensação horrível de tonturas e vista embaçada.
    Abraços à todos!!

    ReplyDelete
  17. Boa tarde,

    Tenho ATM a uns dois anos diagnosticada, sinto muita dor de cabeça e na face todos os dias. Ha uns 3 meses venho sentindo minhas vistas embaralhadas e falta de concentração, esqueço das coisas e demoro pra lembrar. Nos últimos dias tenho sentido precipitação de desmaio, cabeça leve como se fosse perder os sentidos, e isso acontece do nada, li algumas coisas relacionada a ATM. Já fui no otorrino, cardiologista e até agora não descobriram nada além da ATM. Já fiz de tudo, acupuntura, massagem, quiropraxia e etc. Estou desesperada e não sei mais o que fazer....
    Abraço

    ReplyDelete
  18. Boa tarde, Ontem aconteceu-me algo estranho.
    Rebolei na areia até ao mar, mas quando parei sento dentro da minha cabeça tudo aos saltos, parecia que o meu cérebro se tinha deslocado e anda contra o crânio várias vezes, foi uma sensação horrível. Demorou muito tempo a passar e ainda hoje, sinto-me estranha como se o meu cérebro ainda não estivesse no sitio dele. Eu já tinha rebolado antes e não me tinha acontecido esta sensação. O que poderá ter desencadeado? Ou será que desta vez exagerei!

    Abraço,
    Sandra

    ReplyDelete
  19. Bom dia. Sou o Dr Luiz Barros. Os dizeres dessa página, vem de meu site.
    Fico feliz por ter publicado. Só pediria para por o link, da página original.
    Consultório JJ Barros
    http://atm-cjb.com.br/labirintites_ou_tonturas.htm

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi doutor, como vai voce?.

      eu tenho moscas volantes nos olhos, peso na nuca e, de volte e meia eu sinto tonturas, o que pode ser??.

      me responda quando puder. obrigada.

      Delete
  20. Boa tarde,
    Há cerca de 6 anos que sinto vertigens como se o ambiente se mexesses enquanto ando mas não chego a cair. Sinto-me atordoada e com sensação de desmaio, tenho dificuldade de concentração e vejo as coisas sempre a mexer, como.se.os.meus olhos não parassem de dançar...alguém sente o mesmo? Já fiz exames de otorrino que indicaram nevrite vestibular mas já fiz terapia, exercícios, manobras e o problema volta sempre...

    ReplyDelete
  21. Boa noite a todos! Tenho tido tonturas, já me tratei com Otorrino, fiz fisioterapia, faço acupuntura e agora o médico está achando que as causas podem ser da DATM. Eu queria a indicação de um bom profissional que trate de disfunção de ATM. Sou de São Paulo, capital. Obrigada.

    ReplyDelete
  22. Olá a todos, vou começar pelo princípio, ha 2 meses atras, arranquei 2 cisos, do lado direito, um em cima e o outro em baixo, arranquei no msm dia, fiz o tratamento depois da cirurgia, tomei por 7 dias remédios, e tudo ok, no oitavo dia, fui viajar a trabalho, de Porto Alegre ate Fortaleza, cheguei no domingo, trabalhei no domingo e fui para o hotel.
    Foi na segunda feira que começou meu problema, levantei pela manhã, mal estar, enjôo, tontiras e vertigem, naquela segunda e o resto da semana nan conseguiais trabalhar direito, o mal estar diminuiu, mas as tonturas e vertigens ainda tenho uns 60% ainda, sinto muita falta de equilíbrio, meus olhos parecem q tem vida própria, e meu equilíbrio corporal está horrível, caminho me batendo por onde passo, nan consigo andar em linha reta, ja tomei remedio pra labirintite, Labirin e vertix, mas nao vi resultado,estou preocupado, estou com medo de ir ao médico e ser coisa pior do que eu imagino, se alguém puder me dar uma ajuda, uma dica ate pra me encorajar de ir ao médico, desde já agradeço a todos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esqueci de falar, sinto dor no ouvido, direito, as vezes no esquerdo, o direito dói mais, bem no msm lado que eu arranquei os dentes.

      Delete
  23. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  24. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  25. Eu também tenho problema de ATM e estou começando acreditar que minhas tonturas seja disso. Pois, a um tempinho atrás eu fui fazer minha foto para o passaporte pra Disney e uns dias depois meus músculos começaram a deslocar durante o bocejo. Logo depois acordei com dores no pescoço e braço a ponto de não conseguir mexer. Melhorei disso. Mas agora estou tendo tonturas de vez enquando. Lendo este artigo acredito que seja disso. Mas estou fazendo um tratamento com o TMJ Appliance. Mas posso dizer que antes dele era muito pior. Mas tem um porém. Fui num dentista e ele acredita que no futuro vai precisar de cirurgia pra trazer meu queixo pra frente.

    ReplyDelete
  26. Fui diagnosticada diagnosticada a 3 anos com DTM,sinto fortes dores de cabeça, vertigem e a cabeça oca. Faço tratamento , as dores no maxilar melhoraram, mais os outros sintomas não, quando mastigo fico com a nova cansada e com vertigem.

    ReplyDelete
  27. Eu to com os 2 ouvidos tampados muito cansada muita tonteira o osso da minha mandíbula estala ñ sei mas oque fazer uso uma plaquinha nos dentes e nada faz melhorar

    ReplyDelete
  28. Eu tenho o maxilar deslocado,sinto dores na traseira da cabeça,e tonturas, sinto dificuldade em articular as palavras,será isto derivado do maxilar

    ReplyDelete