A História do Blog...

O aparecimento deste Blog deve se ao facto de que não existe informação conjunta na net dum site português ou de um Blog sobre a disfunção da ATM. Não existem associações, nem grupos de apoio. Existem alguns sites estrangeiros com mais informação, mas também não é muito melhor. 


Este site não é um site médico, nem cientifico, mas vou sempre tentar que a informação que coloco seja de um site com informação médica. Para além de colocar a minha opinião que de medicina tem muito pouco, mas é o ponto de vista de uma paciente.


Gostaria de no futuro transformar este Blog num apoio para os pacientes e os familiares. Sim, porque esta disfunção ou o que lhe queiram chamar tira muita qualidade de vida, não só a quem tem mas a quem convive com pessoas que sofrem da ATM. Para além de querer ajudar os outros, quero me ajudar a mim mesma a ultrapassar a viver melhor com a ATM, e se não conseguir curar completamente que pelo menos me sinta melhor. 


Para mim a verdadeira história deste Blog começa há quase 4 anos, quando num dia solarengo depois de uma viagem de eléctrico até à Baixa, sai na paragem e enquanto esperava no passeio que o sinal mudasse para atravessar a passadeira, fui atropelada. E sim no passeio e não, não foi um carro que me bateu, 2 carros chocaram que por sua vez bateram num semáforo, que me caiu em cima da cabeça. E sim parecesse saído dum cartoon, mas infelizmente foi bem real. O impacto do semáforo causou me um  traumatismo craniano e a partir daí as dores instalaram-se. 


Inicialmente eram apenas devido ao impacto inicial, mas depois persistiram corri médicos, que faziam exames à cervical, que foi onde inicialmente começaram as minhas dores, mas que não descobriam nada. Chegaram-me a dizer que era stress e basicamente era hipocondriaca. Depois de alguns médicos de especialidades diferentes, o meu fisioterapeuta desconfiou que eu tinha a disfunção da ATM, e mandou-me a um dentista especializado em oclusão, que confirmou o diagnóstico.


A partir daí já fiz vários tratamentos, desde a goteira de oclusão, óculos com lentes prismáticas, quiroprata, fisioterapia, RPG, Yoga, hidroterapia e estou no início dos tratamentos ortodônticos. Posso dizer que já tive alturas em que melhorei, mas ainda não consegui recuperar o suficiente para melhorar a qualidade de vida. Ainda não desisti, vou continuar a tentar se calhar nunca ficarei a 100% mas espero que consiga pelo menos lidar melhor com a situação. Para além de todo o apoio médico e dos fisioterapeutas acho muito importante o apoio dos familiares e daqueles que nos rodeiam. 


Espero que tirem algum partido do Blog e que se sintam livres de deixar comentários e colocar questões.