Numa altura de crise, não consigo trabalhar, nem sequer fazer nada, portanto quando dizem que não é incapacitante não sei bem o que querem dizer. Já para não falar nas ocasiões festivas, que temos que faltar porque simplesmente não nos aguentámos em pé mais de 5 min, ou então vamos, que eu sou teimosa e ficamos pior do que estávamos. Ou aquela reunião de trabalho, que não conseguimos compreender nem assimilar, porque a dor se instalou. Ou a corrida com os amigos que não podemos fazer, porque as tonturas eram tantas, que mal nos conseguíamos levantar.
Mas a dor para além de fisicamente incapacitante por vezes é psicologicamente destrutiva, deixando uma pessoa deprimida. Eu tento sempre combater essa parte, mas nem sempre é possível e por vezes deixo a arrastar uma dor inicial até uma dor insuportável por ignorar a dor.
A dor não nos afecta só a nós também afecta os que estão à nossa volta, eu tenho sorte porque tenho pessoas próximas que entendem e me apoiam, por vezes apercebendo-se das minhas dores antes de eu própria tomar consciência. Mas no entanto, também tenho pessoas próximas que não entendem, que se sofre com esta disfunção praticamente todos os dias e que não, não estamos a fazer fita e que sim não nos conseguimos levantar.
Gostava que este blog, levasse não só os pacientes, mas também os familiares e amigos destes, a compreender e apoiar melhor os pacientes.
Posso dizer que apesar do sofrimento que a dor possa causar, aprendemos a viver com ela em muitas ocasiões. E sinto que sou uma pessoa mais forte, não só em termos físicos como psicológicos. É claro, que quando digo físico me refiro a aguentar a dor, não a carregar pesos.
Espero que os tratamentos façam efeito para que possa ter uma melhor qualidade de vida. E que o mesmo aconteça com as outras pessoas que sofrem ou já sofreram da ATM, que se procure uma melhor qualidade de vida, sem Dor....
Ola Bom dia
ReplyDeleteAo ler o teu post parecia que estavam a contar a minha vida, o meu dia a dia. Tb sofro do mesmo e as dores são insuportaveis,há dias que nem sei o ke fazer ... A minha sorte é que não sou uma pessoa deprimida nem me deixo abater . Hoje vou fazer a minha goteira e espero melhor.
Boa sorte para ti tb e força nunca te deixes abater com as dores .
Assin. : lina
ReplyDeleteOlá,
ReplyDeletePeço desculpa, não ter respondido antes.
Espero que já tenhas a goteira e te estejas a adaptar bem, ao início é um pouco estranho. Mas posso dizer que agora, não consigo passar sem ela.
Compreendo perfeitamente quando dizes, não podemos deixar abater-nos com as dores, não é fácil, mas acho que temos que continuar a lutar para ficarmos melhor. Não desistas, que eu vou tentar fazer o mesmo.
jo
Olá! Estava a fazer pesquisa acerca de SDP que me foi diagnosticado recentemente e encontrei este blog. Mas reparo que as últimas publicações são de 2011... O que aconteceu neste espaço de tempo?
ReplyDelete