Saturday, May 7, 2011

Síndroma de Deficiência Postural - Posturulogia

Sindroma de Deficiência Postural, trata-se de uma perturbação clínica que foi descrita pela primeira vez em 1979 pelo médico português Henrique Martins da Cunha em 1979, ele que é um desconhecido em Portugal. A Escola de Posturologia de Lisboa, nome porque é conhecida internacionalmente, tem tido a responsabilidade de formar médicos estrangeiros nesta área.

Dores musculares persistentes, cefaleias, nevralgias, vertigens e perdas de equílibrio, fadiga crónica, dificuldades de concentração, perdas de movimento, distúrbios da visão e audição são apenas os sintomas frequentes dos problemas de postura.em 1977,
Da dor crónica à dislexia, os males da postura ainda são desconhecidos da maioria dos portugueses, mesmo sendo português um dos investigadores a quem a Posturologia mais deve

É uma questão biológica. De entre milhares de funções para as quais o cérebro humano está programado, uma delas é saber reconhecer a forma e a volumetria do corpo, bem como a posição exacta que este ocupa no espaço. Quase ninguém se apercebe desta competência inata, mas a sua importância é capital, pois, sem ela, os seres humanos não conseguiriam adequar quaisquer movimentos ao meio envolvente. O que pode acontecer, então, quando algo perturba esta capacidade?

Em Portugal, ninguém melhor para responder a esta pergunta do que Orlando Alves da Silva, (colaborou com Henrique Martins da Cunha, desde 1977) oftalmologista, chefe de serviço no Hospital de St.ª Maria, em Lisboa, e um dos grandes impulsionadores de uma disciplina médica emergente, a Posturologia.

Como explica este investigador, os problemas surgem quando «o indivíduo adopta posturas corporais incorrectas, que baralham a percepção que o cérebro tem da posição das diferentes partes do corpo».

Ou seja, desfasado da orientação espacial do esqueleto e do estado de contracção ou relaxamento de vários músculos, o cérebro passa a dar ordens erradas a diversas estruturas do organismo. E as consequências que podem advir desta violação da harmonia biomecânica humana sucedem-se num rol tão variado quanto surpreendente. 

Tratamento:
Em primeiro lugar, há que pôr o doente a ver através de um tipo particular de lentes prismáticas, que o próprio Alves da Silva desenvolveu. Após a intervenção óptica, o doente deve frequentar sessões de «exercícios de correcção postural», nas quais um técnico de Ortóptica o reeduca a «andar, permanecer em pé, sentar, deitar e respirar da forma adequada ao restabelecimento do seu equilíbrio postural. 

Lentes prismáticas posturais:
Que são óculos normais com lentes diferentes das que estamos habituados a ver na população em geral. São lentes prismáticas utilizadas para a correcção postural que diferem das lentes usadas para corrigir desvios oculares. As lentes prismáticas são activas e produzem um relaxamento nos músculos oculomotores, e desta forma esse relaxamento transmite-se a todos os músculos do corpo a eles associados podendo, se for este o caso, eliminar os sintomas de postura incorrecta.

Contactos e informações:
Dr. Alves da Silva
Rua Castilho 23-5B
1250-067 Lisboa
Telefone: 21 357 23 61

1 comment: