Sunday, April 17, 2011

Causas da ATM:

  • Má oclusão - significa "mordida" inadequada. Pode estar relacionada à discrepância de bases ósseas maxilo-mandibular ou à desarmonia dental. Acontece quando a mordida não se encontra em harmonia com a forma e posição das articulações, provocando pressão nas mesmas. A falta de dentes, pode contribuir para este factor.
  • Traumatismos (macro e microtraumas) - De acordo com estatística publicada no Journal of the American Dental Association (JADA 1990;120:267), os traumatismos são responsáveis por mais de 44% dos problemas de ATM. Pode ser causado por um acidente, uma queda.
  • Bruxismo - é hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia.É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de streess. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos factores causa das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente freqüentemente não nota e só é apercebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outrem.
  • Doenças de origem reumática
  • Ergonomia - posições incorrectas ao longo da vida, que forçam a posição das articulações
Embora citadas algumas causas para a disfunção da ATM, existem cientistas que discordam destas:


Certas pesquisas contradizem que a má mordida e o uso de aparelhos ortodônticos, não causa a disfunção da ATM. A condição é mais comum nas mulheres do que nos homens, cientistas estão a explorar a possibilidade de uma ligação hormonal.

Os papeis do stress e bruxismo como causas da ATM, não são claros. Existem pessoas com disfunção da ATM, que não rangem os dentes e pessoas que rangem os dentes durante anos e não tem sintomas. Pesquisadores também chegaram à conclusão que o stress encontrado em pessoas com ATM, é possivelmente o resultado da dor crónica na articulação do que a causa da condição.


1 comment:

  1. No meu caso, posso não conseguir provar a causa da minha disfunção da ATM, no entanto, só comecei a sentir dores, a saber o que era a dor, depois de um acidente, no qual sofri um traumatismo craniano. Para mim, existe claramente uma causa efeito, embora tenha demorado anos até que me conseguissem diagnosticar a disfunção. Concordo com os cientistas que dizem que o stress é causado pela disfunção e não ao contrário. Sempre que me encontro numa situação de maior stress a dor aumenta, nem sempre logo, ás vezes só depois do stress inicial passar, quando existe um relaxamento então a dor é persistente. Além disso lidar com esta condição causa ao longo dos anos causa um desgaste psicológico muito grande. Quando tenho um dia em que não sinto dores, sou outra pessoa, com mais energia, não me sinto deprimida. Mas esses dias são mais raros, os dias em que a dor persiste são a maior parte. Deixando-me cansada, deprimida e sem energia.

    ReplyDelete