Sunday, May 29, 2011

Síndroma de Deficiência Postural e a ATM

Só para que fique esclarecido o Síndroma de Deficiência Postural, dá por si só um Blog, o artigo aqui previamente postado é apenas um resumo. Já que gostaria de estabelecer uma relação entre este Síndroma e a Disfunção da ATM, no entanto, não encontrei informação médica suficiente que estabelecesse uma relação directa. 


Por isso falarei apenas da minha experiência, que não é médica nem científica, mas apenas o ponto de vista de uma paciente. Eu fui inicialmente diagnosticada com Disfunção da ATM, pelo meu Fisioterapeuta por incrível que pareça, que me indicou um Dentista especialista em Oclusão, este colocou me uma Goteira Oclusal (num art. prévio), passado algum tempo recomendou-me o Dr. Alves da Silva, para completar o tratamento com as lentes prismáticas e resolver um desvio que tinha nos olhos devido ás posturas de compensação que fazia devido à ATM. Para além das lentes prismáticas tive uma consulta com uma terapeuta sobre as posturas no dia-a-dia. Posso dizer que algumas dessas indicações fizeram diferença, outras não ficaram registadas ponto. 

Alguns exemplos: 

  • Quando estamos sentados à secretária, devemos ter um banco para colocar os pés de forma a que as nossas pernas façam um ângulo de 90 graus, existem uns bancos próprios, mas aqueles bancos para as crianças do Ikea, a 2€ são um espectáculo. Isto fez diferença, mas não só para mim, mas para várias pessoas que conheço, sim porque não precisamos de ter um problema, as posturas correctas deviam fazer parte do nosso dia-a-dia. 
  • Também me falaram de uma coisa importante especialmente no caso das crianças, é que as secretárias deviam ser inclinadas, tal como eram antigamente. 
  • Trabalhar com o computador, devemos ter em atenção a posição do monitor e do teclado. O monitor deve estar à altura dos olhos, é preciso ajustar e por vezes incliná-lo. O teclado existem uns apoios para colocar o teclado de modo a que este fique inclinado. No caso dos portáteis, existem aquelas mesas de ventilação que também inclinam o computador. Existe também para o rato, admito que isto não sigo completamente, embora concordo que resulte. 
  • Existem umas palmilhas infra V, que supostamente também ajudam, mas eu pessoalmente achei que eram demasiado caras para o efeito. Há também sapatos.
  • Não devemos andar de saltos altos, mas acho que isso é óbvio para quem tem problemas de postura.
  • A nossa postura quando estamos parados em pé, não devemos colocar as mãos nas ancas, devemos estar o mais direitos possíveis, mas descontraído. (do que me lembro)
  • As malas é que são um dilema, o ideal são as mochilas, menos mal as malas a tiracolo, agora as malas de levar ao ombro é que são mesmo a pior escolha. E claro a ideia não é levar a casa às costas tipo Mary Poppins. Eu consegui mudar isso e hoje uso malas à tiracolo, mas quando vou sair lá vem a pochet. Não podemos desistir de tudo!!!
  • Existe também a posição como devemos andar, mas essa não ficou bem registada.
  • O colchão, eles recomendam um, mas sinceramente estamos em crise mudar de colchão não é barato ainda por cima considerando todos os tratamentos envolvidos para tratarmos a ATM. 
  • A Almofada, aconselham a dormir sem. Não consegui, no entanto consegui diminuir o tamanho e é muito fininha. 
Ficam aqui alguns exemplos, quem quiser colocar mais , por favor faça. Seguem 2 lojas onde se vendem os produtos de posturologia.

Saturday, May 7, 2011

Síndroma de Deficiência Postural - Posturulogia

Sindroma de Deficiência Postural, trata-se de uma perturbação clínica que foi descrita pela primeira vez em 1979 pelo médico português Henrique Martins da Cunha em 1979, ele que é um desconhecido em Portugal. A Escola de Posturologia de Lisboa, nome porque é conhecida internacionalmente, tem tido a responsabilidade de formar médicos estrangeiros nesta área.

Dores musculares persistentes, cefaleias, nevralgias, vertigens e perdas de equílibrio, fadiga crónica, dificuldades de concentração, perdas de movimento, distúrbios da visão e audição são apenas os sintomas frequentes dos problemas de postura.em 1977,
Da dor crónica à dislexia, os males da postura ainda são desconhecidos da maioria dos portugueses, mesmo sendo português um dos investigadores a quem a Posturologia mais deve

É uma questão biológica. De entre milhares de funções para as quais o cérebro humano está programado, uma delas é saber reconhecer a forma e a volumetria do corpo, bem como a posição exacta que este ocupa no espaço. Quase ninguém se apercebe desta competência inata, mas a sua importância é capital, pois, sem ela, os seres humanos não conseguiriam adequar quaisquer movimentos ao meio envolvente. O que pode acontecer, então, quando algo perturba esta capacidade?

Em Portugal, ninguém melhor para responder a esta pergunta do que Orlando Alves da Silva, (colaborou com Henrique Martins da Cunha, desde 1977) oftalmologista, chefe de serviço no Hospital de St.ª Maria, em Lisboa, e um dos grandes impulsionadores de uma disciplina médica emergente, a Posturologia.

Como explica este investigador, os problemas surgem quando «o indivíduo adopta posturas corporais incorrectas, que baralham a percepção que o cérebro tem da posição das diferentes partes do corpo».

Ou seja, desfasado da orientação espacial do esqueleto e do estado de contracção ou relaxamento de vários músculos, o cérebro passa a dar ordens erradas a diversas estruturas do organismo. E as consequências que podem advir desta violação da harmonia biomecânica humana sucedem-se num rol tão variado quanto surpreendente. 

Tratamento:
Em primeiro lugar, há que pôr o doente a ver através de um tipo particular de lentes prismáticas, que o próprio Alves da Silva desenvolveu. Após a intervenção óptica, o doente deve frequentar sessões de «exercícios de correcção postural», nas quais um técnico de Ortóptica o reeduca a «andar, permanecer em pé, sentar, deitar e respirar da forma adequada ao restabelecimento do seu equilíbrio postural. 

Lentes prismáticas posturais:
Que são óculos normais com lentes diferentes das que estamos habituados a ver na população em geral. São lentes prismáticas utilizadas para a correcção postural que diferem das lentes usadas para corrigir desvios oculares. As lentes prismáticas são activas e produzem um relaxamento nos músculos oculomotores, e desta forma esse relaxamento transmite-se a todos os músculos do corpo a eles associados podendo, se for este o caso, eliminar os sintomas de postura incorrecta.

Contactos e informações:
Dr. Alves da Silva
Rua Castilho 23-5B
1250-067 Lisboa
Telefone: 21 357 23 61